R: Sem duvida que adita linguagem de gestão de recursos está associada ao seu sucesso ou ao seu insucesso, por alguns factores importantes.
Como sejam as opções politicas das várias ideologias que encontramos exemplos no texto.Como o caso das teorias liberais que advogam um estado mínimo, sem interferências na economia, tendo o mercado a liberdade para tudo.
No nosso caso, os socialistas acham que o estado deve ter alguns recursos em especial no que concerne ao estado social, tendo em conta que nas alturas de crise o estado deve ajudar os mais fracos, ou os de mais baixos recursos
2. Distinga o modelo capitalista do modelo socialista quanto à gestão de recursos financeiros e humanos.
R:
3. Justifique a concentração económica em Grandes Grupos que dominam as actividades. Refira alguns exemplos.
R:Os grandes grupos para além de terem uma grande capacidade económica, obrigam a que a concorrencia seja reduzida ao mínimo.
Esse seu poder dá azo a que possam ter melhor equipamento, e com isso menor numero de empregados.São eles que impõem os preços. 4. Verifique que o sucesso do modelo keynesiano surgiu da esperança em responder às crises do sistema capitalista. Mostre recorrendo à discussão do Orçamento e Estado para 2011 que este modelo foi abandonado.Justifique.
R:
5. Discuta a aparente inevitabilidade de condenação de Portugal como país periférico - após o esbanjamento dos fundos comunitários - considerando os seguidores aspectos: dimensão da economia; espírito de iniciativa dos empresários portugueses; ausência de um quadro normativo e moral favorável ao desenvolvimento; fragilidade das infra-estruturas ; o reduzido investimento em inovação, investigação e desenvolvimento; a incapacidade do sistema judicial; o distanciamento do sistema político; outros factores que considere relevantes.
R:
6. Apresente algumas críticas que as pessoas têm feito aos problemas económicos baseadas na simples bom senso e/ou nos valores morais. Pronuncie-se quanto ao impacto da sociedade da informação no desenvolvimento deste tipo de juízos.
R: